Menu

10 setembro 2012

Livro: Um Girassol na Janela


Bom, faz tempo que eu não posto sobre livros aqui, na verdade postei uma vez só kk
Mas então, o livro que recomendo dessa vez é Um Girassol na Janela de Ganymédes José, li ele faz uns 4 anos, mas até hoje não me esqueço dele, porque é o melhor livro que já li na minha vida até agora! Apesar de ele ser beeeeem curtinho, ele só tem umas 110 páginas, é encantador. A mensagem que ele traz é perfeita, ele fala que mesmo com vários problemas na vida, não podemos deixar de ser feliz e fazer os outros felizes, como Vivinha a personagem principal do livro faz. Este livro é bem parecido com o livro Pollyana que eu também já li, e é muito lindo! Mas eu prefiro Um Girassol na Janela, é mais fácil de entender vamos dizer assim. Já foram lançada várias edições do livro, eu tenho a 33º edição, mas todas as edições é a mesma história, só muda a capa! O livro foi lançado em 1984 pelo escrito brasileiro Ganymédes José. A história gira em torno de Vivinha, que ao perder a mãe vai morar com o pai em São Paulo e precisa acostumar-se com novas regras e valores. Vivinha transforma tudo em amor e alegria mudando a vida de todos em sua volta. É um livro bem emocionante e divertido, vale muito a pena ler!



Vivinha perdeu a mãe aos dez anos, quase onze. Foi morar com vizinhos a quem ela chamava de tios. Seu pai, divorciado de sua mãe, estava vivendo na Europa. Ao retornar ao Brasil, Dr. Camargo leva a filha para morar com ele em uma mansão, ele é rico, mas muito sóbrio. Com seu jeito risonho, espontâneo, a menina vai transformando a vida naquela casa. Examina o jardim e vê que a grama está impecável, mas não nenhuma flor. Decide plantar um girassol em sua janela e, ansiosa, acompanha seu crescimento.
Faz amizades com todos, da freira ao menino de rua.
Luta para conquistar o amor do pai, prepara-lhe surpresas, interessa-se por música para ter assunto para conversar com dr. Camargo, um médico muito ocupado.
Vivinha enche de afeto aquela casa. Contrata uma nova empregada, Ana Clara, que se transforma em Cinderela com a ajuda de uma fada-madrinha.
Novas revelações surgem na vida de Vivinha, mas a menina não se abate, muito pelo contrário, reúne toda a sua energia para ser feliz e tornar todos à sua volta felizes.

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...